A ANP trabalha com foco na defesa dos direitos dos consumidores - uma atuação prevista na lei que criou a Agência.

Para garantir os direitos dos consumidores, a ANP vem aperfeiçoando as ações de fiscalização e de monitoramento da qualidade dos combustíveis. A Agência também realiza, semanalmente, pesquisa nacional de preços de combustíveis e de GLP.

A participação da sociedade tem contribuição direta para aumentar a eficácia da ANP no combate a fraudes e irregularidades no mercado de gasolina, etanol, diesel e GLP. Deste modo, o mapa das fiscalizações e forças-tarefa é desenhado com base nas denúncias e queixas dos cidadãos.

Para facilitar a execução de nosso trabalho, a ANP recomenda que sempre que for abastecer seu veículo, ou adquirir um botijão de GLP, solicite a nota fiscal, que contém o CNPJ do estabelecimento. Lembramos que temos mais de 100 mil agentes econômicos registrados e nem sempre é possível localizarmos o estabelecimento com os dados incompletos.

Para entrar em contato conosco, você pode ligar gratuitamente para 0800 970 0267, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h, ou enviar perguntas, denúncias, reclamações, sugestões, e elogios por meio dos formulários abaixo indicados:

Documentos anexos:

  1. Elogios, Consultas e Sugestões
  2. Reclamações e Denúncias

Se preferir se comunicar com a ANP por carta, envie a correspondência para a Ouvidoria da ANP, no endereço:

Av. Rio Branco, 65 / 22º andar - 20090-004 - Rio de Janeiro - RJ.

Recomendamos consultar o item Perguntas Frequentes, onde você pode encontrar a resposta para o que procura:

https://www.gov.br/anp/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes

Utilize o canal Fala.BR, citando o protocolo de seu atendimento, para assuntos relativos ao desempenho ou propor recomendações que promovam a

qualidade e eficiência a fim de melhorar a gestão e alcançar o equilíbrio na atuação regulatória.

https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx

Os campos indicados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório, estas informações serão encaminhadas para a área responsável na ANP.

Para os anexos são aceitos os formatos XLS, XLSX, PDF, JPG, PNG ou GIF. Tamanho até 10 MB.

Formulário de envio de mensagens

Formulário de envio de denúncias e reclamações

DADOS DO ESTABELECIMENTO DENUNCIADO: (informe o maior número de dados possível)

É necessário que nos informe o nº do CNPJ do posto ou revenda de GLP para que possamos identificar o estabelecimento. O consumidor deve observar, no ato do abastecimento, os adesivos colocados em todas as bombas abastecedores, que contém o endereço completo e o CNPJ. No caso das revendas de GLP, deve observar o quadro de avisos. Temos mais de 120 mil agentes registrados e sem esses dados nem sempre é possível identificarmos o posto ou a revenda.

DADOS PESSOAIS: (preencha apenas caso queira se identificar)